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Se você trabalha ou está pensando em trabalhar com marketing, com certeza já ouviu falar do termo Lead. Mas você saberia dizer o que é e qual a importância dele? Neste artigo, vou dar uma explicação rápida e da forma mais simples possível.

Basicamente o lead é um usuário que demonstra interesse em comprar um produto ou serviço, mas ainda não está preparado para receber uma oferta. Nesse caso, é você quem vai criar um conteúdo, com o objetivo de criar um interesse e fazer com que a pessoa forneça um meio de contato para iniciar um relacionamento com a marca. O objetivo é que no final ele se torne seu cliente.

É importante destacar que na era digital, a simples exibição de produto ou serviço não é mais o suficiente para gerar interesse em alguém. Pode dar certo? Sim, mas é atirar no escuro. Hoje a pessoa precisa confiar na marca e é por isso que tem todo um trabalho para atrair e converter o visitante em comprador.

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Você ainda pode estar confuso e estar pensando: “então lead é um visitante, né?”. Sim, mas não é tão simples. Todo lead é um visitante, mas nem todo visitante é um lead. Vou mostrar a diferença.

O visitante é qualquer pessoa que acessa a página de venda do seu produto ou serviço. Podemos considerar como um estágio anterior ao lead, porque não necessariamente ela vai consumir o conteúdo que está ali. E é por isso que é importante que você cause uma boa impressão logo de cara e consiga prender a atenção desse visitante.

Pensa bem: a pessoa chegou ao seu site por algum motivo, provavelmente por meio de algum mecanismo de busca ou pelas redes sociais. Se você tiver uma página de vendas que chame a atenção, pode criar um interesse e transformar esse usuário em um lead.

Por que é importante gerar leads?

Gerar leads é um dos principais objetivos e um dos maiores desafios para quem trabalha com marketing, principalmente para quem está começando. Mas nada de se assustar. Lembre-se que tudo é tentativa.

Como falei acima, as pessoas saíram da posição passiva, de apenas receber a informação e decidir se compra ou não o produto ou serviço, para a ativa. Com os avanços tecnológicos, ela passa a buscar mais informações por meio de mecanismos de buscas e a interagir com as empresas. E é aí que você tem que se diferenciar para conseguir atrair e manter o interesse desse possível cliente.

Lembre-se: ela já mostrou interesse e cedeu os dados para continuar receber informações e manter o relacionamento. Então, só depende de você conseguir converter em cliente. Gerar leads é a melhor maneira de conquistar mais consumidores e manter a fidelidade de quem já comprou com você. Isso é importante: não deixe de dar atenção aos seus clientes! Mas isso eu falo em outro post.

Ficou claro o que é lead, qual a sua importância e a diferença para o visitante? Espero que tenha gostado.

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